domingo, 23 de setembro de 2007

O fechamento da internet


Devido aos conflitos sobre as leis do copyright, direito autoral, etc, o cantor Elton John fez uma declaração, no mínimo assustadora. Ele pediu que a internet fosse fechada para sempre, pois ela está destruindo a indústria musical e o relacionamento interpessoal.

"A internet faz com que as pessoas deixem de se comunicar e se encontrar e evitou que coisas fossem criadas. Os artistas ficam em suas casas e criam os próprios discos, que algumas vezes são bons, mas que não têm uma visão artística a longo prazo", afirma.

Para Elton John, as pessoas devem sair mais de casa e espera que o próximo movimento no mundo da música acabe com a internet. "Saiamos às ruas, marchemos e façamos protestos, em vez de nos sentarmos em casa e entrarmos em blogs". O músico defendeu o fechamento da internet por cinco anos para ver qual será o resultado do tipo de arte que será produzida neste período. O último disco de Elton John - The Captain & The kid - vendeu apenas 100 mil cópias e ele culpa os downloads por esse resultado desfavorável.

O cantor confessa que se sente atrás dos tempos modernos. Não tem telefone celular, Ipod e diz que quando tem que compor uma música, se senta em frente ao piano e pronto. "Há muita tecnologia disponível. Estou certo de que, em termos de música, sem a internet, os resultados seriam mais interessantes do que agora."

Você concorda com essa atitude?

3 comentários:

Anônimo disse...

Fechar a internet? Como assim? Bom, o músico mostra que não tem nenhum conhecimento sobre internet. Qual será seu embasamento para dizer que a rede está acabando com a relação entre pessoas e com a música? O pedido é tão absurdo que chega a ser engraçado.

As Produtoras disse...

Na boa...

Músicos como Elton John, Rod Stewart e outros das antigas têm uma tendência à cegueira quando o assunto é música na rede.

O fato de terem atingido seu auge durante a indústria fonográfica e de não mais representar uma explosão de público nos dias de hoje, faz com que tamanhos absurdos sejam divulgados.

Deixa a Diana saber disso, hein Elton!

Cabeça bem feita disse...

Acho que fechar a internet está fora de questão. Tem certas coisas que são irrevogáveis, e a internet seguramente é uma delas. Porém, em certa parte ele está certo. As relações diretas entre as pessoas dependem de um grau muito certo de envolvimento. Com as que vc não tem, basta um scrap ou um e-mail e pronto, já fez a manutenção da amizade. Deve existir sim um mecanismo que se utilize das incontáveis vantagens da internet associadas à valorização das relações humanas...acho perfeitamente possível. Só não sei ainda a linguagem ideal... Beijos! Thaïs