quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A mídia do futuro


Os celulares deixaram de ser instrumentos utilizados para fazer ou receber ligação há muito tempo. A matéria da revista Veja dessa semana com o título “Falar é o que menos interessa” mostra que há telefones com GPS (Global Positioning System) – sistema com orientação de rotas, guias turísticos, recursos de tratamentos de fotos, projetores de imagem e até mesmo um celular capaz de trasnformar mensagem de texto em som, o chamado iPAQ lançado em agosto e é o primeiro telefone móvel da HP (importante fabricantes mundial de computadores). Além dessa função, ele tem conexão Wi-Fi e câmera digital de 1,3 megapixel.
Muitos desses serviços estarão disponíveis somente no início de 2008, mas outros como o o Nokia 6110 Navigator, celular com o sistema GPS, começa a ser vendido no Brasil neste mês de setembro e fornece orientações de trajeto – o mais rápido e o que pode ser feito a pé - para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “O custo do sistema GPS não será cobrado do consumidor, nem como serviço nem como uma chamada”, conta Fernando Soares, responsável pelo setor de celulares na Nokia Brasil.
As agências de propagandas estão de carona nesse avanço. A Hype, empresa paulista de comunicação, investiu em um sistema que permite a criação de peças de publicidade a partir do celular. Com esse sistema, é possível criar um anúncio, com preços e os produtos que serão divulgados e enviar diretamente para uma gráfica. “Essa é uma arma importante para empresas do varejo, que têm de pesquisar o preço dos concorrentes até o último minuto, antes da impressão de um anúncio”, diz Bernard Fonteneau, presidente da Hype.
Para o próximo ano, é esperado uma maior revolução neste segmento com a expansão de telefonia móvel de terceira geração (3G) que permitirá a transmissão da programação da TV para o celular sem falhas, nem congelamento de imagem. Hoje, no país, só a Vivo conta com essa tecnologia de uma forma parcial em 28 cidades brasileiras.

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