São Paulo - Audeo já controlou cadeira de rodas sem movimentos ou voz. Tecnologia favorece pessoas com deficiências motoras e de fala.
Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que processa sinais de pensamentos e permite a comunicação sem falas ou movimentos. O Audeo é um leve dispositivo wireless que fica preso ao pescoço, sobre as cordas vocais.Seu funcionamento começa com a tradução das frases no pensamento para sinais neurológicos. Estes sinais são enviados ao equipamento, codificados e transmitidos para serem processados em um PC.O resultado é a tradução de idéias no computador, o que pode beneficiar tanto pessoas com deficiências motoras ou de fala.
Além disso, um novo hardware incorporado ao Audeo permitiu o controle de uma cadeira de rodas sem necessidade de movimentos físicos - apenas pensando em palavras.A dupla desenvolveu também um método que compreende, além de palavras avulsas, falas contínuas - com alta precisão na leitura dos sinais neurológicos.
A tecnologia está sendo desenvolvida junto ao Instituto de Reabilitação de Chicago e da Universidade de Illinois, com apoio do Centro Nacional de Aplicações em Supercomputação e Instrumentos Nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário