sexta-feira, 21 de setembro de 2007
O fim do anonimato na internet
No congresso norte-americano está em discussão uma lei que permite o controle das operadoras de telefonia no fluxo de informações e como consequência, a neutralidade na internet está ameaçada. Com o crescimento do VoIP, o rádio na web e web 2.0, as grandes empresas que controlam a conexão física e as indústrias de entretenimento se sentem ameaçadas com o aumento das práticas colaborativas, como o P2P (sistema em que todos os pontos – micros conectados - se unem de uma forma dinâmica e descentralizada e você passa a ser receptor e servidor ao mesmo tempo, compartilhando e recebendo arquivos).
Com o fim do anonimato, os donos da infra-estrutura estabelecerão um tratamento diferente aos conteúdos que circulam na Rede. Por exemplo, se uma empresa pagou mais, suas informações terão uma circulação em vias expressas de maior velocidade. Aqueles que não puderem pagar, terão que se conformar em ter websites mais lentos ou enviar e-mails – que demorarão mais do que outros para chegar ao destino. Outro fator que será afetado com este projeto, será a liberdade de expressão. Conteúdos de pessoas comuns entrarão em choque ou serão discriminados em relação às grandes corporações que certamente, podem pagar por uma circulação melhor, além do fato de você ser espionado pelo governo e por empresas.
No Brasil, o senador Eduardo Azeredo apresenta um projeto que considera identificação do usuário, não somente senha, login e endereço de IP (protocolos de comunicação), mas também nome completo, data de nascimento, endereço entre outros dados. O projeto determina que todo aquele que acessar à internet terá que deixar arquivado durante cinco anos “dados de conexões e comunicações realizadas por seus equipamentos, aptas a identificação do usuário, endereço eletrônico de origem e destino no transporte do registro de dados e informações, data e horário de início e término da conexão, incluindo protocolo de internet ou mecanismo de identificação equivalente”. Para quem descumprir essas normas, receberá multa de dois a seis meses.
Se você não concorda com esse fim do anonimato e controle total da internet, acesse o site http://www.savetheinternet.com e confira o que tem sido feito sobre o assunto. A liberdade na rede está em jogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário