Há alguns anos, quando a web não era assim tão 2.0, um ex-namorado da modelo/cantora/atriz Paris Hilton, herdeira da rede de hotéis Hilton, resolveu publicar na internet vídeos do casal em momentos mais íntimos. Acontecia aí talvez o primeiro escândalo virtual acompanhado quase que simultaneamente por usuários da rede de todo o planeta: a loucura para se obter o “deslize” de uma celebridade em sua vida particular.
Anos antes, a atriz Pamela Anderson já tinha feito o mesmo, porém, de maneira mais proposital, com o marido famoso e roqueiro. Porém, tudo aconteceu em uma época em que assistir a vídeos online era um verdadeiro parto, tendo em vista a velocidade de conexão e a falta de avanços na interface de visualização dos mesmos.
Hoje em dia tudo é mais fácil. As câmeras são menores e mais potentes. A publicação de fotos e vídeos, intuitiva como brinquedo de criança. Se antes as polêmicas envolvendo a vida íntima eram escassas e disputadas à tapa no mundo virtual, hoje elas proliferam em sites de fofoca ou de conteúdo pornográfico. Nesse último exemplo, montou-se uma verdadeira indústria, mantida por arquivos de “descuidadas”, vizinhos com equipamento de filmagem, câmeras digitais “roubadas” e os mais diversos telefones celulares, etc.
São facilidades como essas que possibilitaram o mais recente escândalo da semana. E por falar em infantil, trata-se de fotos da atriz Vanessa Hudgens, de 18 anos, estrela da produção High School Musical, da Disney, o maior fenômeno entre crianças e adolescentes do momento. Feitas à maneira 2.0, com câmera particular, dentro do próprio quarto, na mais perfeita intimidade, ainda não se sabe como e nem por quem, as fotos ousadas foram parar na rede.
A assessoria da atriz confirmou a autenticidade das fotos – não, não eram as tão numerosas montagens envolvendo celebridades; para Vanessa, restou apenas se desculpar publicamente aos fãs. Rumores dão conta que as fotos devem render à atriz problemas profissionais com a Disney, que acaba de lançar o High School Musical 2 – um filme visto por 17 milhões de jovens. No exato momento, quantas pessoas já viram as tais fotos?
4 comentários:
E o que dizer da menina de 17 anos fotografada mantendo relações sexuais durante micareta em Minas, que foram parar na net? O orkut já tem até comunidade comentando, e ela é xingada de todos os impropérios. Pra vcs terem uma idéia, ela até mudou de cidade por causa disso. Machismo em tempos digitais. O cara, como vcs imaginam, está feliz e contente com as imagens. Mas isso fica pra outra conversa. Bjs!
sou suspeito para discutir machismo com a Vivan... hauhaa
mas com certeza, a maioria esmagadora de exemplos semelhantes parecem ter partido da figura masculina.
no entanto, as do post em questão teriam sido feitas pela própria atriz.
Como evitar que a coisa perca o controle? A tecnologia está aí, pode ser usada para o bem ou para o mal. Será que os próprios usuários começarão a fazer uma fiscalização para evitar coisas do tipo? Não sei. Acredito que precisaremos de uma nova legislação para casos assim, como o de Minas. Quanto ao da atriz, o que dizer? Se ela mesma liberou as imagens...
Pois intaum, Rafa... o lance da Vanessa H. foi o seguinte... não se sabe como, as fotos particulares dela foram publicadas (pelo jeito investiga-se isso).
Após o fato, uma agente sua confirmou: "sim, são fotos dela". E ela, em comunicado oficial, lançou: "não era para isso ter acontecido, me desculpe".
sacou?
Mas a Disney jah perdoou a garotinha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u327230.shtml
Postar um comentário